Heos Sistema reduz consumo de energia no varejo

Heos Sistema - Refrigeração comercial
Inovação da Carel ajuda loja a economizar 39% de energia frente a solução tradicional

Experimento inédito testou os benefícios da mais alta tecnologia de compressores com velocidade variável, o Heos Sistema, nas questões de economia de energia e preservação de alimentos. O projeto, que envolveu a parceria de um varejista com as empresas Carel e Eletrofrio, foi realizado em maio de 2017, em São Paulo.

Para isso, duas lojas diferentes foram selecionadas: uma de conveniência, localizada na Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, que opera com a solução Heos, e outra convencional e próxima ao endereço, com o tradicional sistema On/Off. O ponto na Berrini foi inaugurado justamente para este fim.

Ambas as lojas possuem o mesmo tamanho e a mesma capacidade de resfriamento. As condições ambientais externas também podem ser consideradas iguais. Durante 30 dias, o consumo de energia foi monitorado toda semana.

O tradicional sistema On/Off registrou um consumo total de 9.638 kWh no período, enquanto o Heos gastou apenas 5.861 kWh. Ou seja, houve economia de 39%.

O conceito fundamental por trás do Heos é representado pela modulação contínua. A sinergia entre o compressor DC (de corrente contínua) com velocidade variável e a válvula de expansão eletrônica, gerenciada por um controle avançado, permite um controle estável da temperatura, garantindo máxima qualidade de preservação de alimentos. Um compressor estilo On/Off está sempre funcionando em sua condição nominal, o que não permite essa economia.

De acordo com a Eletrofrio, outras vantagens do Heos Sistema são: baixo ruído, baixo consumo de energia em operação de estado estável e temperatura estável. Além disso, todos componentes chegam revisados de fábrica.

Como consequência da modulação contínua que o Heos Sistema oferece, a temperatura de evaporação aumenta, assim como o COP (Coeficiente de Performance). Este fato fica mais evidente durante o modo noturno, quando a carga de resfriamento diminui, tendo um impacto direto na temperatura de evaporação.

Porém, o Heos sistema tem um custo de capital de 20% a 25% maior do que o waterloop On/Off. O período de retorno de investimento é de 24 meses.

Soluções inovadoras e sustentáveis como o Heos, assim como a parceria da Carel e a Eletrofrio, dão apoio ao varejista para alcançar o comprometimento com a sustentabilidade.

A Carel compartilha do mesmo princípio e reconhece que os temas ambientais têm prioridade corporativa alta, colaborando para preservar a biodiversidade do planeta. E a Eletrofrio tem mais de 70 anos de experiência na concepção, montagem e instalação de sistemas de refrigeração para uso comercial.

Como reconhecimento pelos resultados do Heos, a comissão técnica da Febrava 2017, em parceria com a Abrava, concedeu ao produto o “Selo Destaque Inovação”, prêmio conferido a soluções que promovem criatividade e inovação.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

comentários

Adicionar comentário

Clique para comentar