Uma feira repleta de inovações

Confira as expectativas e novidades dos principais players do setor presentes em mais uma Febrava: Veja a edição completa.

Actua Controls

A empresa brasileira vai mostrar na Febrava deste ano seus periféricos para sistemas de ar condicionado central, entre os quais sua linha de válvulas motorizadas, termostatos, pressostatos, chaves de fluxo, atuadores etc. Uma de suas novidades é a linha de atuadores blindados – IP67 –, da família SHL com torques de 50 a 6.000Nm, sinal proporcional ou on-off em várias voltagens, inclusive trifásico. Esta família de atuadores agora conta com a certificação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para comprovar a sua estanqueidade. “Outra boa notícia é o novo modelo do controlador Vector TCI-W22-U, que está substituindo o antigo TCY3-T0121-R com algumas melhorias”, diz a diretora comercial da companhia, Carolina Sabato.

Segundo a executiva, a Actua tem em sua carteira de clientes grandes e pequenos instaladores de ar condicionado central, construtoras, grandes grupos hospitalares e empresas de automação predial.  “Nossos clientes, como todo consumidor consciente, buscam sempre produtos de boa qualidade, certificados e com preços competitivos”, enfatiza.

“Atendemos a praticamente todos os setores da economia ligados à construção civil, uma vez que estamos presentes em obras públicas de todos os tipos, como hospitais, estádios, centros de convenções, museus, bibliotecas, tribunais e também em obras privadas como shopping centers, edifícios comerciais, fábricas e laboratórios”, acrescenta.

 

Ageon

A Ageon levará à Febrava toda a sua linha de controladores de temperatura e inversores de frequência. Entre os principais destaques da empresa, estão os inversores IRX PRO, destinados ao mercado de climatizadores evaporativos.

A linha IRX PRO possui controle remoto e IHM com teclas de acesso às principais funções, como Climatizar, Ventilar, Dreno, Swing, Exaustão e Timer. Seu módulo inversor possui vedação que permite a instalação diretamente no interior do climatizador.

Outro destaque da Ageon na mostra deste ano são os quadros de comando SmartSet Max. Desenvolvidos especialmente para câmaras frigoríficas. Segundo a empresa, os quadros de comando SmartSet Max possuem gerenciamento de degelo elétrico ou por gás quente, monitor de tensão incorporado e alarme sonoro, além de diversas opções de componentes auxiliares, como contatores, disjuntores e fusíveis.

Outro produto que deve chamar a atenção dos visitantes no estande da companhia é o ArcSys, sistema de monitoramento que permite supervisionar a temperatura dos equipamentos frigoríficos de forma prática e rápida pela internet.

“Com o ArcSys é possível alterar parâmetros, gerar relatórios e ainda configurar alarmes por e-mail. Todos esses recursos podem ser acessados de um computador, tablet ou celular conectado à internet. Ele não possui mensalidade, não requer a instalação de softwares e não exige um computador ligado 24 horas por dia”, ressalta a gerente de vendas e marketing da empresa brasileira, Luciana Catão.

 

Agratto

Há dois anos no mercado, esta indústria brasileira de condicionadores de ar, que registrou um crescimento vertiginoso em pouco tempo de vida, quer se consolidar na Febrava. “Este ano, nosso estande estará mais completo do que nunca”, afirma o gerente de marketing da empresa, Moisés Botelho.

“Mostraremos nossos dois principais modelos, ONE e FIT com as capacidades 9.000 BTUs, 12.000 BTUs, 18.000 BTUs, 22.000 BTUs e 30.000 BTUs. Também exibiremos nossas cortinas de ar nas medidas 90 cm, 120 cm e 150 cm. E nossas inovações principais como os piso teto de 36.000 BTUs e 60.000BTUs”, revela.

Apesar da recessão que assola o País, as expectativas da Agratto são de crescimento. “Fomos muito bem recebidos no mercado nacional nos últimos dois anos. Mesmo sendo uma empresa tão jovem, já temos um ótimo reconhecimento. Sabemos que a Febrava nos receberá muito bem e que lá firmaremos parcerias que nos levarão ainda mais longe”, salienta.

 

Arkema

A indústria química francesa apresenta na Febrava deste ano toda a sua linha de fluidos refrigerantes, com destaque para o R-427A, o substituto da consagrada marca Forane para o R-22. Aliás, a empresa promoverá uma palestra na Conbrava abordando este tema.

Segundo o gerente de vendas da subsidiária brasileira, Alexandre Lopes, a expectativa da empresa é ampliar a visibilidade da marca, além de prevenir e munir o mercado de conhecimento sobre a futura escassez de R-22 no mercado de reposição.

“Queremos mostrar as vantagens de se trabalhar com produtos que possuem certificados de qualidade e origem, responsabilidade social e ambiental”, ressalta.

 

Armacell

Nos últimos dois anos, a indústria alemã de isolantes térmicos expandiu o portfólio de produtos e soluções da linha Armaflex, que serão apresentados na Febrava deste ano. Aliás, o estande da empresa aumentou de 64 m² para 140 m². Recentemente, com a aquisição da Polipex, os isolamentos em tecnologia de polietileno também estarão expostos na feira.

“Além do nosso estande, a Armacell estará presente na Ilha da Cadeia do Frio com fornecimento de componentes que garantem o isolamento térmico e a eficiência energética dos equipamentos instalados”, diz Bruno Hilsdorf Moreno, líder de marketing da companhia na América do Sul.

“A Febrava oferece boas oportunidades de expor com detalhes os produtos Armacell para um público especializado e interessado. A feira também é um excelente local para ampliar contatos comerciais e buscar novos clientes”, salienta.

Atuando no Brasil desde 1995, a Armacell possui fábrica no interior do estado de São Paulo, sendo o único fabricante de isolamento térmico em espuma elastomérica com produção no País.

 

Bandeirantes Refrigeração

A distribuidora brasileira de produtos para refrigeração vai aproveitar a Febrava para difundir as boas praticas quanto à correta destinação dos fluidos refrigerantes, como parte de sua missão de contribuição para a preservação do meio ambiente.

Fundada em 1988, em São Paulo, a empresa também opera uma Central de Regeneração designada pelo Ministério do Meio Ambiente e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

“Além de contribuir com a preservação do meio ambiente, nossa expectativa é fixar ainda mais a nossa imagem de empresa parceira de nossos clientes no atendimento às suas necessidades em matéria de equipamentos, compressores, fluidos refrigerantes e demais componentes e peças voltados à refrigeração industrial e comercial”, destaca o gerente geral da empresa, Norberto dos Santos.

 

Carel

A indústria italiana vai mostrar nesta Febrava algumas inovações tecnológicas voltadas para a aplicação e controle de compressores BLDC. Entre os principais destaques em seu estande, estarão a HEOS – uma plataforma completa para gestão de balcões e câmaras frigoríficas num sistema Waterloop (condensação à água) em um supermercado –, o compressor BLDC, inversor de frequência, controle e gerenciamento de temperatura, iluminação, resistência de orvalho, válvula de expansão eletrônica e supervisório.

Em função da alta tecnologia dos seus produtos e dos altos índices de economia de energia que eles proporcionam aos proprietários de equipamentos de refrigeração comercial, a Carel espera fechar bons negócios novamente.

“Apresentaremos produtos que têm como objetivo a otimização dos sistemas em que serão aplicados. Temos convicção de que o desenvolvimento do nosso mercado anda ao lado do aumento tecnológico, sempre visando a redução nos custos e a melhor performance”, avalia o gestor de contas da subsidiária brasileira, Roberto Possebon.

 

 

Chemours

Nesta edição da Febrava, a indústria química norte-americana apresentará as linhas de fluidos refrigerantes Freon e Opteon. Alternativa segura, eficiente e de excelente desempenho aos CFCs, os produtos da linha Freon conquistaram, há muito tempo, a confiança dos clientes brasileiros. Tanto que, com o objetivo de facilitar a identificação no mercado, os fluidos antes conhecidos pelas marcas Suva e Isceon agora pertencem à marca Freon.

Mas a principal inovação no estande da Chemours será a linha Opteon de fluidos refrigerantes HFOs já disponíveis no Brasil. A empresa quer mostrar as vantagens deles, principalmente no que diz respeito ao seu baixo potencial de aquecimento global e zero potencial de degradação da camada de ozônio.

“Temos investido em tecnologias mais sustentáveis e que geram economia para os clientes”, ressalta o gerente de negócio de produtos fluorados da subsidiária brasileira, Renato Cesquini, lembrando que a nova geração de fluorquímicos da empresa se destaca por sua versatilidade, podendo ser aplicada tanto em refrigeração comercial, quanto em ar-condicionado automotivo, agentes de limpeza e expansor de espuma.

 

Conforlab

A empresa vai apresentar nesta Febrava seus serviços de análise da qualidade do ar e água, bem como tratamento de água e higienização de dutos de sistemas de ar condicionado, destacando três lançamentos.

O primeiro deles é o serviço de análise do gás radônio, substância proveniente do solo que pode se concentrar em ambientes internos sem ventilação adequada. Esse gás é o segundo maior causador de câncer de pulmão no mundo, ficando atrás apenas do tabaco.

O segundo é o serviço de inspeção e remediação de mofo. Segundo o engenheiro Leonardo Cozac, a Conforlab se capacitou para trazer esses serviços ao mercado nacional com procedimentos e metodologia utilizada pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA, em inglês).

“Por fim, vamos lançar na Febrava nossos cursos de ensino a distância (EAD)”, diz o diretor da empresa. “Trata-se de um curso completo sobre qualidade do ar interno, dividido em sete módulos de conhecimento, totalizando 50 horas de treinamento”, revela.

Dentro de seu estande, a Conforlab ainda terá uma Ilha do Conhecimento exclusiva, com ciclo de palestras técnicas gratuitas sobre qualidade e tratamento do ar e água.

 

Danfoss

A multinacional dinamarquesa vai mostrar na Febrava 2017 as novas unidades condensadoras Optyma Trio e Optyma Slim Pack, bem como sua nova unidade semi-hermética, além de dois protótipos em fase de desenvolvimento que serão lançados em 2018.

Os visitantes da mostra também poderão ver compressores fracionados e o portfólio para aplicação com R290, incluindo válvulas de expansão, válvulas solenoides, filtros, e pressostatos. “Na parte de varejo alimentar, vamos exibir o multi-ejetor Ejector, o sistema de gerenciamento AK-SM 880, as válvulas de expansão AKV e os controladores MCX e AKCC-550”, diz a gerente de comunicação e marketing da companhia na América Latina, Paula Faria de Souza.

Além disso, a Danfoss expõe diversos componentes para projetar o circuito primário de equipamentos de ar condicionado, seja ele Split, Rooftop, VRF ou Chiller: válvula de expansão eletrônica ETS Colibri, compressor scroll de velocidade variável VZH, compressor scroll DSH com IDV, controladores MCX, Trocador de Calor de Microcanais da Danfoss (MCHE) e Trocador de Calor a Microplacas (MPHE).

Por fim, a empresa mostrará seus componentes aplicados no circuito secundário de equipamentos de ar condicionado e que atuam na distribuição do ar ou água nos sistemas de HVAC.

 

Elgin

A empresa brasileira lançará na Febrava deste ano diversos modelos de condensadores para aplicações específicas e também evaporadores da família VCM com três ventiladores.

“Fabricamos trocadores de calor do tipo aletado sendo na sua maioria condensadores e alguns evaporadores para pequenos equipamentos”, lembra o engenheiro Omar Martins Aguilar, diretor comercial da Elgin.

“E teremos mais novidades que poderão ser vistas durante a mostra”, assegura.

 

EOS Suportes

A indústria do grupo Frigelar vai expor no maior evento do HVAC-R latino-americano toda a sua linha de suportes para condensadoras e evaporadoras de sistemas splits.

“Além dos vários tratamentos de superfície nossos clientes poderão observar o que tem sido diferencial em nossos produtos: a qualidade”, revela o gerente industrial da EOS Suportes, Eduardo Rosales Machado.

Segundo o gestor, os instaladores de ar-condicionado são os principais parceiros da empresa. “É deles que partem as contribuições e ideias para que estejamos sempre inovando e buscando a excelência que garante a eles maior segurança”, diz.

“Setores como lojas de departamento, magazines e materiais de construção, mesmo que demandem menor quantidade, também são bons parceiros para alavancar o mercado de suportes”, pondera.

Em relação à primeira participação da empresa na Febrava, o gestor ressalta que está entusiasmado. “Por se tratar da maior e principal feira do setor, todos nós vamos com expectativas elevadas. Além de ser um ótimo ambiente para rever amigos, clientes e parceiros, estamos focados em fazer novos negócios.”

 

Epex

O destaque no estande desta empresa brasileira na Febrava deste ano será a linha de isolamento térmico e acessórios Wincell, da qual é importadora exclusiva no País.

“Além de tubos e mantas em espuma elastomérica, possuímos uma das maiores linhas de acessórios para instalação do mercado. Aliás, temos nos focado em aprimorar a qualidade dos nossos produtos investindo cada vez mais em pesquisa e desenvolvimento”, salienta o coordenador de marketing da Epex, Peter Michael Litzenberger.

“Com o aumento da preocupação global acerca de questões ambientais, um sistema térmico profissional ganha ainda mais atenção, estendendo-se além do âmbito industrial e adentrando prédios residenciais e comerciais”, salienta.

 

Every Control

Os principais produtos que serão apresentados na Febrava pela Every Control são o cpro3 Node, controlador programável com webserver e datalogger internos, o cpro3 OEM e cpro3 nano, hardwares de baixo custo para automação dos sistemas HVAC-R.

“Os setores de conforto térmico e frio alimentar são os que mais demandam nossas soluções e todo o setor de processos térmicos tem potencial para utilizá-las”, diz o engenheiro Fábio Cardoso, diretor da empresa brasileira.

“Em função dos nossos lançamentos, especialmente a linha de controladores programáveis cpro3 OEM e cpro3 nano de baixo custo, nossas expectativas em relação à Febrava deste ano são as melhores possíveis”, destaca.

 

Fieldpiece

A indústria norte-americana mostrará na Febrava toda a sua linha de ferramentas digitais, voltadas principalmente para instalação e manutenção de sistemas HVAC-R. As principais delas são os manifolds SMAN360 e SMAN460, ambos com leitores de temperatura por meio de termopares, cálculo automático de SH e SC, vacuômetro integrado e Target SH.

A empresa também apresentará o vacuômetro SVG3, leitor digital de vácuo; balança digital com controle sem fio SRS2C; detectores de vazamento SRL2K7 (IR) e SRL8 (diodo aquecido), o detector mais sensível do mercado (2,8 g/ano), com três graus de sensibilidade, alarme visual e sonoro, capaz de detectar CFC, HCFC, HFC e, no caso do IR, amônia; leitor de SH e SC SSSX34 para R-22, R-134a, R-404A e R-410A.

“Também faremos o lançamento oficial da recolhedora Fieldpiece MR45 e do detector de CO2 modelo SCL2”, informa o engenheiro Roger Kenny Miyamoto Kayano, da área de suporte técnico da Fieldpiece no Brasil.

 

Fujitsu

Com base em diversas pesquisas, a indústria japonesa de condicionadores de ar concebeu um produto inovador, que será revelado somente na Febrava. “Além da exposição de produtos, ministraremos palestras sobre tecnologias atuais e o nosso lançamento, em especial”, diz a analista Priscila Ferreira Rocha.

Segundo ela, as palestras serão ministradas todos os dias de evento, e a expectativa é de aumento de 166% na participação de público, em relação à edição 2015. Nesta Febrava, a Fujitsu estará num estande de 364 m², um dos maiores da mostra.

“Esta feira é uma oportunidade de realizar novos negócios, transmitir conhecimentos e receber feedback do mercado. Toda e qualquer ação realizada dentro dela, desde o networking à venda, é de fundamental importância para nós”, afirma.

Outra novidade no estande da empresa será a área exclusiva de demonstração do aplicativo Mobile Technichian e da ferramenta Design Simulator.

 

Full Gauge

A temática do estande da empresa brasileira nesta edição será a conectividade, mostrando, na prática, em um espaço exclusivo e inovador, as mais diversas aplicações remotas possíveis no setor de refrigeração.

Algumas novidades serão apresentadas no evento, assim como outros lançamentos que chegaram ao mercado recentemente, caso dos controladores para fornos da linha ThermOn, além de produtos da linha Evolution, como o MT-543E plus, o MT-543E Log, o Microsol II E plus, o RT-607E plus e o Tempus E.

“Sempre falamos que a Febrava é a grande vitrine de HVAC-R da América Latina. Temos um carinho muito especial pela feira, pois somos expositores desde 1992 e, neste ano, não poderia ser diferente”, diz Antonio Gobbi, diretor da Full Gauge, lembrando que a empresa estará num estande de  224 m².

“A feira, enfim, é uma grande oportunidade para reencontrarmos clientes e estabelecermos novos contatos. Além do grande retorno institucional que conquistamos a cada edição, esperamos concretizar, novamente, excelentes negócios, como na edição de 2015”, acrescenta.

 

Harris

Para esta grande companhia, a Febrava representa uma excelente oportunidade para apresentar aos clientes toda a sua ampla gama de produtos, bem como se aproximar dos refrigeristas, que muitas vezes acessam esses itens apenas nos pontos de venda, porém acabam não conhecendo a linha completa e as suas inúmeras possibilidades.

Para o mercado de fabricantes de equipamentos originais (OEMs), a indústria irá mostrar sua solda prata tubular, a liga de alumínio tubular para brasagem de alumínio com alumínio e alumínio com cobre Aluxcor, o controlador de chamas Perfect Flame e a linha de fluxos ecológicos EcoSmart.

Para o mercado de reposição (aftermarket), a Harris apresentará as varetas de solda Revestick, o foscoper Harris Super, a liga patenteada de fósforo-estanho-silício Blockade e o Dynaflow, que funde e flui a temperaturas muito próximas à da solda prata 15%.

“Durante toda a Febrava, realizaremos diversas demonstrações de aplicações de produtos na prática, nas quais os visitantes terão a oportunidade de tirar dúvidas, receber dicas e conhecer a linha de produtos Harris que são referência nas aplicações de brasagem para o mercado HVAC-R”, enfatiza o diretor comercial da indústria norte-americana no Brasil, Anderson Fernandes.

“Faremos demonstrações do Zincaflux, uma solução para unir alumínio com cobre e alumínio com alumínio; do Foscoper, uma liga de cobre com fósforo; do Silfoscoper, uma liga de cobre, fósforo e prata; e do Revestick”, informa.

 

Instrutherm

O principal lançamento em destaque no estande da Instrutherm na Febrava deste ano será o dosímetro de ruído digital portátil sem fio DOS-700, com tecnologia avançada e diferenciais únicos de mercado.

Além do formato mais compacto, que permite ao profissional utilizá-lo até nos ombros, de tão pequeno e leve que é a nova versão, o medidor apresenta inúmeras inovações de funcionalidade.

Outra novidade apresentada será o medidor de pressão e fluxo PRF-100, equipamento utilizado para verificar se a saída de ventilação do ar-condicionado está funcionando, indicando a velocidade do ar, o fluxo e a temperatura, simultaneamente.

“Somos líderes no segmento de segurança do trabalho e atuamos em diversos outros setores, com crescimento expressivo entre os produtos voltados ao agronegócio e temperatura”, lembra o diretor comercial da empresa brasileira, Evair Menezes.

 

K11

Em sua terceira participação na Febrava em apenas cinco anos de operações, a importadora brasileira vai apresentar mais dois formatos de distribuição do Tapa Fugas K11, tecnologia pioneira desenvolvida para selar microvazamentos de fluidos refrigerantes em sistemas de refrigeração e ar condicionado.

“Nossa cápsula injetável em dose única com fluido agora passa a estar disponível para sistemas de até 1 TR e para até 2 TR. Para sistemas de médio e grande porte, teremos o formato multidose com injetor que tem aproveitamento muito maior e rentável para os técnicos e clientes finais”, diz o diretor da K11, Kiko Egydio.

“Também estamos muito honrados em trazer ao Brasil a linha Spectroline de produtos de detecção de vazamentos com tecnologia fluorescente, composta por contrastes e lanternas”, acrescenta.

Além de diversas aprovações de fabricantes de equipamentos, os contrastes Spectroline possuem certificação da NSF, o que atesta sua segurança para uso em plantas de produção de alimentos.

A K11 ainda vai mostrar no principal evento do HVAC-R latino-americano o sistema injetor multidose, que serve para as duas linhas de produtos, o Tapa Fugas K11 e a linha Spectroline, e a massa térmica para soldagem Viper Wet Rag.

Esta inovação dá plena segurança e praticidade para a realização de soldas próximas às partes delicadas (e caras) dos sistemas frigoríficos, como válvulas. “O produto evita que o calor do processo de solda se expanda para a tubulação e, assim, prejudique algum componente do sistema”, diz.

Por fim, a K11 vai expor a linha completa de lubrificantes sintéticos de alta performance Zerol, da qual é distribuidora para o mercado de reposição no País. Entre os destaques estarão o Zerol Ester e o Zerol RFL-EP, que são óleos à base de polialquileno glicol (PAG) para compressores que trabalham com dióxido de carbono (R-744).

 

Mercato

A Mercato vai mostrar na Febrava todo o seu portfólio de soluções para o segmento, que passa por produtos de fabricação própria, distribuição de periféricos e instrumentos até o laboratório de calibração de sensores.

Dentro dos produtos de fabricação própria, o objetivo principal será mostrar as evoluções nas soluções das linhas Climate (controladores dedicados) e Climate PRO (controladores programáveis) e o principal lançamento que completa o portfólio de automação, o software supervisório OrangeB, uma moderna e flexível plataforma de gerenciamento e visualização para sistemas de automação predial. “Ele é moderno pois utiliza de uma base web de fácil interação e conectividade e comunica de forma direta com os principais protocolos do mercado de automação predial”, diz o engenheiro mecânico Rodrigo Miranda, diretor comercial da empresa.

“O sistema também é flexível, pois seu desenvolvimento no Brasil permite que sejam comercializadas diferentes versões de acordo com a demanda do mercado nacional, proporcionando ao integrador e ao usuário adquirirem a solução ideal de acordo com a real necessidade do empreendimento”, completa.

“Dentro dos produtos que a Mercato distribui, vamos destacar as novas parcerias firmadas com Danfoss e Vaisala, bem como mostrar as novidades nas já conhecidas e tradicionais marcas que fazem parte do nosso portfólio, como a Dwyer e a Belimo”.

Para completar as novidades, a empresa vai mostrar o Laboratório de Metrologia Mercato (Lamem), que vem para se somar ao fornecimento de sensores e instrumentos, além da calibração e certificação destas tecnologias.

 

MultiVac

Para a Multivac, sempre foi muito importante participar da Febrava. Neste ano, não seria diferente. “Vamos mostrar todas as nossas soluções para sistemas de ar condicionado central e ventilação/exaustão”, diz o diretor geral da empresa brasileira, Robert van Hoorn.

O destaque este ano no estande da empresa são as novas soluções em dutos MPU, como por exemplo, o duto MPU Octogonal e a linha de ventiladores CVM para renovação do ar.

“Vamos aproveitar a feira para mostrar aos nossos clientes e ao mercado  como um todo as novas soluções que temos trabalhado. Também estaremos na Febrava para estreitar os laços com os nossos parceiros de modo geral”, salienta.

 

Novus

Os principais lançamentos da empresa brasileira para a Febrava são a nova família de data loggers portáteis LogBox, os  transmissores de temperatura e umidade RHT, e o AirGate-3G, roteador para acesso remoto via redes públicas de dados com segurança VPN.

“Além disso, vamos apresentar nossas soluções para registro de dados na cadeia do frio, a família de registradores portáteis TagTemp, e nossas novas caixas térmicas”, informa o diretor de mercado da Novus, Valério Galeazzi.

“Decidimos participar da Febrava a fim de mostrar o que há de novo na nossa empresa e também conhecer as novidades do setor. Somos uma empresa com mais de 35 anos no mercado, e não poderíamos ficar de fora de um evento com tal importância, principalmente porque queremos dar destaque para nossos produtos voltados à cadeia do frio. É uma oportunidade também de nos aproximarmos de possíveis novos clientes e fazer negócios”, salienta.

 

Parker Sporlan

Companhia presente em 49 países, a Parker Sporlan traz para a Febrava deste ano toda a sua linha de componentes e ferramentas que visam facilitar a vida do refrigerista, tanto nas indústrias como em campo.

“Como sempre, nossa expectativa em relação ao evento é positiva, pois sempre aumentamos o nosso share no mercado com a nossa participação”, afirma o supervisor de vendas e marketing da subsidiária brasileira, Carlos Henrique Costa.

“A Febrava é sempre um ponto de encontro dos clientes, tanto do Brasil, quanto em relação ao mundo, pois muito de nossos clientes nos procuram para saber a realidade do mercado e investimento no País, pois temos 300 fábricas espalhadas por cinco continentes, e isso nos favorece”, ressalta.

Presente no Brasil há mais de 40 anos, a Parker Sporlan atualmente conta com mais de mil colaboradores locais e mais de 200 distribuidores autorizados.

 

Pennse

A empresa brasileira irá mostrar na Febrava deste ano seu conjunto de soluções para o mercado de automação e controle aplicado ao HVAC. “Dentre estes destacaremos os controladores Carel, cuja distribuição é feita por nós”, diz o diretor comercial da Pennse, João Henrique Fernandes.

Apesar da grave crise politica e cenário econômico instável que afetam o País, a empresa tem grandes expectativas em relação ao evento, principalmente por ser a primeira vez que participa da feira.

“Temos ótimos parceiros e produtos diferenciados e de qualidade. E a nossa proposta não é ser somente um provedor de produtos, mas sim soluções inteligentes”, afirma.

“Dentre outras soluções tecnológicas, apresentaremos na Febrava nossa linha de produtos da HK Instruments”, acrescenta.

 

Polar

A indústria brasileira levará para a Febrava a reconhecida linha de caixas para instalação de split e uma das novidades é a CPP 015 Flex, especialmente desenvolvida para prover infraestrutura para instalação em parede de concreto, alvenaria estrutural e convencional, sem necessidade de investir nas tubulações de isolamento nessa etapa da obra.

“Ela é perfeita para instalações onde a evaporadora e condensadora podem ser montadas de lados opostos na mesma parede”, diz o engenheiro civil Alan Tavares Fontes, diretor geral da Polar.

“Sendo a Febrava o mais importante evento de negócios para o setor HVAC-R da América Latina, teremos uma real oportunidade de estreitar relacionamento com nossos clientes e consumidores, apresentando nossas soluções e lançamentos”, ressalta.

A Polar também apresentará em seu estande a RoughinBox (RBX), uma caixa de passagem desenvolvida para o mercado americano, especial para Steel ou Wood Frame (gesso acartonado), com uma série de atributos de aplicabilidade e funcionalidade. “Outras boas novidades serão apresentadas na feira”, garante.

 

RAC Brasil

Especializada em componentes para refrigeração e ar condicionado, a empresa brasileira apresentará em primeira mão durante a Febrava sua linha de componentes para aplicação com dióxido de carbono (R-744), sistema integrado de limpeza e descontaminação.

Ao total, serão mais de 36 linhas de produtos no estande da marca, contemplando soluções para refrigeração comercial e industrial, entre as quais válvulas de expansão, válvulas solenoides, válvulas de esfera, válvulas de retenção, filtros de óleo, tanques de líquido, visores de líquido, filtros secadores, separadores de líquido e manômetros com glicerina.

“A Febrava é uma excelente oportunidade de contatar novos clientes e expor as novidades da marca lançadas nos últimos dois anos”, ressalta o gerente de vendas da RAC Brasil, Nilton Laureano de Freitas.

 

Recigases

Especialista em regeneração de fluidos refrigerantes contaminados, a empresa vai mostrar como e por que está comprando compostos contaminados e treinando diversas equipes para recolher gases como o R-22 e o R-134a de forma mais eficiente.

“Ambas as práticas – recolher e vender esses gases –, somadas à compra do gás regenerado, podem levar uma empresa a economizar até 40% do valor médio gasto na compra de um gás novo”, salienta a diretora de vendas e marketing da Recigases, Fernanda Colaço.

“Acreditamos que essa mudança no modelo de negócio seja fundamental para que nossos clientes possam adotar práticas mais sustentáveis”, acrescenta.

Segundo a executiva, qualquer segmento pode se beneficiar dos serviços da Recigases, contanto que utilize gás de refrigeração. “Nossos principais clientes são aqueles cuja a refrigeração é fundamental para o bom funcionamento do negócio, como supermercados, data centers, hospitais, shoppings, transportes públicos e grandes indústrias”, informa.

 

Recomservice

Especialista na área de automação de sistemas de ar condicionado central e refrigeração com alto grau de eficiência energética, manutenção preventiva, preditiva e corretiva de chillers, a empresa brasileira vai lançar na Febrava dois produtos de alta tecnologia.

O primeiro deles é o CTO, um sistema de controle com set-point flutuante para até seis torres de arrefecimento controladas por inversor de frequência projetado para o mercado global.

O outro lançamento da Recomservice será o WE, um sistema de gestão de performance para ar condicionado e refrigeração baseado no big data, com banco de dados em nuvem e relatórios automáticos e customizados em dashboards acessíveis via web.

“Nossa expectativa em relação à Febrava é muito boa, visto que estamos crescendo mesmo na crise econômica, em função das nossas soluções customizadas”, diz o diretor comercial da empresa, Fabio Moacir Korndoerfer.

 

RLX

Na 20ª edição da Febrava, a RLX apresentará seu portfólio de fluidos refrigerantes, incluindo sua mais recente inovação, o RLX 134 UV que será produzido em sua nova planta no Brasil.

Segundo a empresa, o RLX 134 UV combina o R-134a com um potente corante ultravioleta de alta tecnologia, que possibilita a rápida detecção de vazamentos em sistemas automotivos, refrigeradores domésticos, entre outros. Assim, os serviços de manutenção ganham em economia e produtividade.

A companhia também informa que o RLX 134 UV atende à norma SAE J2297 e é utilizado há anos por fabricantes de equipamentos, rede de revendas de automóveis e oficinas especializadas nos EUA. No Brasil, estará disponível para comercialização através de cilindros descartáveis de 13,6 kg, tontanques e isotanques, abastecendo indústrias e distribuidores.

“O R-134a com corante ultravioleta vem pronto para ser aplicado, não contém solvente, é compatível com todos os componentes dos equipamentos, pode ser misturado com o fluido refrigerante presente no sistema, possui estabilidade química de longo prazo e oferece um contraste com brilho superior”, informa o presidente-executivo das operações da RLX no Brasil e nos EUA, Ramon Lumertz.

Rohden Vidros

No ano de 2003 o Grupo Rohden iniciou o projeto para instalação de uma unidade processadora de vidros planos. Com o apoio de um importante parceiro internacional e um grande investimento em equipamentos da mais alta tecnologia, nasceu em 2005 a Rohden Vidros.

Neste ano, a empresa apresenta na Febrava suas portas e frames para expositores refrigerados, lateral de balcão em vidro duplo, Bier Cave e portas com espaçador entre os vidros em PVC.

Atualmente, os principais clientes da empresa são fabricantes de equipamentos para supermercados, padarias, franquias e lojas de conveniência.

“Esperamos ampliar nossa rede de contatos, fechar negócios e gerar crescimento na participação do mercado durante a Febrava”, afirma a gerente comercial da companhia, Flávia Possamai.

 

Rothenberger

Um dos principais fabricantes mundiais de máquinas e ferramentas para tubos, a Rothenberger vai exibir na Febrava sua linha destinada à manutenção e instalação de sistemas de refrigeração e ar condicionado, como chaves manuais, torquímetros, recicladoras e recuperadoras de gás, balanças de gás, curvadores e cortadores de tubo, manifolds analógicos e digitais, mangueiras, detectores de vazamento de gás, bombas de vácuo, entre outras soluções.

“Esperamos atingir um público qualificado e reforçar a marca positiva no mercado. Nossos produtos são reconhecidos por sua qualidade alemã e, por vezes, são objetos de desejo de quem trabalha no ramo”, salienta a analista de marketing Rudmile Cunha

“Queremos, com os testes que serão realizados no estande, mostrar aos consumidores o quanto nossas soluções podem ajudá-los no dia a dia e facilitar o seu trabalho. A última edição da Febrava nos deixou positivamente surpresos com o grau de interesse e qualificação dos visitantes, por isso, vemos esta edição de 2017 como uma grande oportunidade de criar negócios.”

 

Sell-Parts

A empresa brasileira mostrará na Febrava deste ano sua linha de ventiladores axiais, os mais utilizados na refrigeração, com principal foco nos modelos EC e grande variedade de diâmetros.

“Nossa expectativa quanto ao evento é a mais animadora possível. Nosso mercado sofreu como todos os outros nos últimos anos e demonstrou forte resiliência durante este período. O que só reforça o nosso ânimo em reencontrar os amigos e parceiros do setor”, destaca o diretor comercial da Sell-Parts, Fernando Sandini.

 

Sictell/Sicflux

Fundada em 1992, a Sictell/Sicflux projeta, desenvolve e fornece uma gama completa de soluções em renovação de ar. Na Febrava deste ano, a empresa irá lançar a linha de exaustores industriais Titan, de simples e dupla aspiração.

Além disso, será possível conhecer em seu estande a linha desenvolvida para banheiros, a linha compacta e também a linha de acessórios como grades plásticas e metálicas, adaptadores, circuitos eletrônicos e exaustores industriais. Aos seus visitantes a empresa fará sorteios de brindes.

“Nossa expectativa é a confraternização com nossos clientes e parceiros, na troca de informações e atualização dos assuntos pertinentes ao nosso setor”, diz o diretor geral da empresa brasileira, Marcelo Munhoz.

Além do mercado nacional, a Sictell/Sicflux atende vários clientes na América Latina. “Também possuímos uma unidade na Flórida, que permite realizar o atendimento ágil para as vendas locais”, informa.

 

Suryha

Neste ano de 2017, a Suryha intensificou esforços na realização de pesquisas de mercado, testes e readequações a novas tendências, conforme necessidades manifestadas pelos profissionais do segmento.

O resultado deste trabalho trouxe a definição de uma audaciosa meta de upgrades e lançamentos para o segundo semestre do ano, culminando na apresentação ao público nesta Febrava.

Durante a feira, a Suryha irá apresentar mais de 52 novos produtos, incrementando ainda mais sua já completa linha de soluções. Dentre estes, destacam-se o Suryha TestAr, o Tapa Fugas Suryha Plus, o Tapa Fugas Suryha Power.

Na linha já comercializada pela Suryha, 12 ferramentas foram aperfeiçoadas visando potencializar seu rendimento e utilização por parte dos instaladores. “O Kit Central Elétrica, por exemplo, recebeu novas funcionalidades. A família de cortinas de ar também passou por reformulação em seu sistema, e a linha de bombas de cácuo cresceu, com as novas potências de 6 CFM e 8 CFM”, informa o técnico de desenvolvimento e aplicação, Luiz Felipe Lopes.

“A ousadia da empresa em inovar durante a crise, em conjunto com a grandiosidade da feira, poderão ser a receita de um grande sucesso”, acredita.

 

Transcalor

A empresa traz em sua essência o desenvolvimento de soluções completas em resfriamento ou aquecimento de fluidos. Para a Febrava, a Transcalor irá apresentar cinco linhas de produtos. Entre eles, chillers modulares all inverter de alta frequência, além de bomba de calor de alta eficiência e climatizadores de precisão wall-mounted all inverter.

“Fechando a linha a ser apresentada, teremos dois chillers scroll MRI, dedicados para o púbico da área médica e hospitalar, contemplando o kit de revezamento automático entre eles, exigidos para aplicações de ressonância magnética e radioterapia”, informa o CEO da Transcalor, Diego Nista.

Segundo o executivo, a expectativa da empresa é poder contribuir com a feira mostrando tecnologias mais eficientes para o nicho de mercado que tem visão de inovação e pensamento de longo prazo.

 

Trox

Como em todas as edições da Febrava, a companhia alemã estará mostrando diversas inovações para o segmento de HVAC-R. O foco destes lançamentos está na conectividade e na realidade aumentada embarcada nesses produtos.

“Estamos trazendo para nossos clientes uma experiência única de acompanhamento da performance dos produtos TROX aplicados aos diversos ambientes de operação”, diz Fernando Bassegio, gerente de marketing e customer service da empresa no País.

Em tempos de um constante crescimento da Indústria 4.0 e Internet das Coisas, o papel dos fabricantes em proporcionar facilidades para os clientes é fundamental, salienta o gestor

“Isso já está ocorrendo em outras aplicações da indústria e começa a ser significativo para acelerarmos o crescimento e o interesse do nosso mercado por novas tecnologias”.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

comentários

Adicionar comentário

Clique para comentar