Retrofit comprova eficiência do Forane 427A

Fluido refrigerante Forane 427A
Fluido refrigerante Forane 427A, da Arkema, em destaque no estande da empresa na Febrava 2017
Fluido refrigerante da Arkema oferece capacidade de refrigeração e pressões de trabalho bem próximas às do HCFC-22

À medida que a indústria do frio continua a banir o R-22, devido a pressões regulatórias, o fluido refrigerante Forane 427A provou ser um substituto ambientalmente correto e fácil de usar em sistemas de refrigeração, condicionadores de ar e bombas de calor existentes.

Desenvolvido pela Arkema, o produto oferece capacidade de refrigeração e pressões de trabalho bem próximas às do R-22, dispensando, em muitas instalações, a necessidade de trocar o óleo durante o retrofit.

A Control Air of Southern Nevada, empresa que fornece serviços de reparo, instalação e manutenção de equipamentos residenciais e comerciais leves de ar condicionado na região de Las Vegas, testou o produto em suas próprias instalações, num movimentado centro comercial próximo à cidade.

Em junho de 2015, com temperaturas recordes superiores a 43 °C em dias consecutivos, um sistema de ar condicionado unitário instalado há mais de dez anos exigiu o serviço. À época, Joe Aguinaga, dono da empresa, ouviu falar sobre o fluido refrigerante Forane 427A e quis testá-lo.

Instalada em 2003, a unidade de seis toneladas de refrigeração possuía quatro quilos de R-22 e era usada para esfriar uma sala elétrica. Joe seguiu as instruções de retrofit e evacuou o R-22, verificou se havia vazamentos e reparou um ponto de fuga que foi descoberto.

Ele substituiu o filtro secador e carregou o sistema com Forane 427A, com 95% da carga do R-22. O lubrificante de base mineral não foi trocado porque a unidade é um sistema acoplado, no qual o retorno do óleo não é um problema.

Segundo a Arkema, o desempenho do sistema atendeu às expectativas do cliente, funcionando bem durante pelo menos 11 dias consecutivos de temperaturas acima de 40 °C e uma alta recorde de 46 °C.

Enfim, o fluido refrigerante Forane 427A continuou a trabalhar de forma bem semelhante à do R-22 sob essas condições extremas, enquanto muitos outros substitutos disponíveis no mercado não teriam funcionado, ressalta a indústria química.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

comentários

Adicionar comentário

Clique para comentar