Nova superfície refletora permite usar ar condicionado sem gastar energia

As necessidades de refrigeração do mundo moderno são das atividades humanas que mais consomem energia. Mas este problema poderá ser resolvido num futuro próximo, agora que uma equipa de investigadores demonstrou o funcionamento de um material com capacidades refletoras que consegue expelir calor sem gastar energia.

A equipe liderada por Shanhui Fan, professor de engenharia elétrica na Universidade Stanford, conseguiu criar uma superfície espelhada que consegue extrair calor de água corrente e dissipá-lo na atmosfera. Essa água, que fica mais fria que a temperatura ambiente, pode ser depois usada em refrigeração. O processo, que na natureza chama-se arrefecimento radiante, recorre aqui a uma película que não só refleta 97 por cento da luz do sol, como também liberta o seu próprio calor ao mesmo tempo.

Na prática, dois painéis com 60 cm de comprimento cada um conseguiram reduzir a temperatura da água num sistema recirculante num máximo de cinco graus, durante um período de três dias. No verão, quando faz mais calor, isto permitiria poupar 14,3 mWh de eletricidade, reduzindo o preço da fatura num mínimo de 18 por cento.

 

Fonte: Motor24

DEIXE SEU COMENTÁRIO

comentários

Adicionar comentário

Clique para comentar