Febrava impulsiona geração de novos negócios

Fabricantes e varejistas estão otimistas para reverter os efeitos negativos que a crise econômica trouxe ao HVAC-R.

Os 282 expositores – pouco mais da metade da edição anterior, em 2015 – que neste ano farão parte da 20ª Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar (Febrava), marcada para acontecer entre os dias 12 e 15 de setembro, no São Paulo Expo, têm como grande desafio vencer a crise financeira que assola o País e, ao mesmo tempo, fortalecer o HVAC-R para gerar novos negócios em um ambiente econômico altamente desfavorável.

Para começar, esses fabricantes e varejistas do setor, provenientes de dez países e representantes de 14 setores, se reunirão em um espaço de 50 mil metros quadrados, um recorde para este evento.

Para se ter uma ideia do tamanho das dificuldades a serem enfrentadas pelos players do mercado, dados da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) revelam queda de 48% na produção do modelo split no Polo Industrial de Manaus (PIM), situação que já ceifou metade da mão de obra da indústria daquela região.

“Os aparelhos de ar condicionado correspondem a mais de 60% do faturamento do PIM, e todas as empresas, de fornecedores a fabricantes do bem final, amargam estoques e prejuízos elevados pelo segundo ano consecutivo”, lamenta o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula.

Um dos caminhos encontrados pelos organizadores da Febrava – Reed Exhibitions Alcantara Machado e Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) – foi justamente coincidir o calendário com a 55ª Equipotel, maior feira de hospitalidade e serviços alimentares da América Latina, realizada de 11 a 14 de setembro, em espaço vizinho, também na São Paulo Expo.

“Estamos com a expectativa de receber mais de 30 mil visitantes e apostamos na sinergia existente com toda a rede de hospitalidade. São hotéis, restaurantes, bares, lanchonetes e pousadas, com perfil de consumidor dos nossos produtos, que devem gerar mais negócios do que na edição anterior”, argumenta o gerente de produtos da organizadora, Ivan Romão.

A partir deste cenário, o principal objetivo da feira situa-se no fechamento de novos negócios, por meio da apresentação dos tão aguardados lançamentos. Os expositores da Febrava farão ações programadas para conquistar os compradores, como o Premium Club Plus, solução já tradicional nas feiras organizadas pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, e a Rodada de Negócios, promovida pela Abrava para aproximar vendedores de compradores qualificados e com poder de decisão.

 

Ilhas Temáticas

Espalhados pela área de exposição, esses ambientes ajudarão os visitantes a ampliar seus conhecimentos com a discussão de temas como aquecimento solar, meio ambiente, cadeia do frio e sala limpa. O conteúdo acadêmico também será abordado e ficará por conta das Ilhas Temáticas da Fatec e do Senai, dirigidas pelas duas entidades, respectivamente.

 

Ciar-Conbrava 2017

Maior polo tecnológico e vitrine para profissionais das áreas de ar condicionado, ventilação, refrigeração e aquecimento, o 14º Congresso Ibero-americano de Ar Condicionado e Refrigeração será no Brasil (Ciar) e o 15º Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar (Conbrava), realizados em conjunto, são direcionados à indústria, comércio, serviços e para os setores-clientes como shopping centers, hotéis, hospitais, laboratórios, supermercados e indústrias.

Com o tema “Unindo soluções em pesquisa, inovação, climatização, e refrigeração para os usuários do setor HVAC-R”, esta edição do evento terá a participação de palestrantes nacionais e internacionais, mesas-redondas, cursos e exposição de painéis que reforçarão a importância do segmento HVAC-R.

Os três melhores trabalhos apresentados serão destacados e receberão o Prêmio Álvaro Tápias, assim nomeado em homenagem ao fundador da Federação de Associações Ibero-americanas de Ar Condicionado e Refrigeração (Faiar).

 

Encontro Nacional de Projetistas

Evento paralelo à Febrava, o 17º Encontro Nacional de Projetistas será promovido nos dias 12 e 13 de setembro e tem como macrotema “Ar Condicionado em Hotéis: Rentabilidade, Conforto e Eficiência”.

Durante esses dois dias serão tratados temas relevantes para profissionais ligados direta ou indiretamente ao setor. Na Arena do Conhecimento poderão ser vistas palestras dinâmicas, rápidas e gratuitas realizadas no chão da feira e que abordarão cases de sucesso.

Arena do Conhecimento

Com palestras gratuitas e exclusivas, entre os dias 12 e 14 de setembro, a Arena do Conhecimento apresentará tendências, tecnologias e as principais demandas do HVAC-R, concebidas para ampliar os conhecimentos profissionais. Cada dia de evento será norteado por um tema central.

A Revista do Frio é a responsável pela curadoria das apresentações do dia 14, quando serão abordados: A Tecnologia das Redes Sociais no Mercado de HVAC-R; A Visão do Mercado de Refrigeração e Ar Condicionado para os Próximos 5 anos (Eliminação do R 22); Qual a Destinação Correta dos Fluidos Refrigerantes e a Economia Energética em Supermercados.

Este ciclo de palestras terá início no dia 12, com a curadoria da Revista da Instalação. A partir do tema central, “Fórum da Instalação – Integração dos Sistemas Prediais”, serão abordados diferentes aspectos (projeto, instalação, operação, manutenção, normalização, regulamentação, certificação, entre outros) dos sistemas prediais (ar-condicionado, elétrica, hidráulica, gás).

Já no dia 13, com a curadoria do Ambiente Gelado, as palestras levarão temas de relevância, como o CustoxBenefício de Atendermos Normas e Legislações Brasileiras; Interpretando Relatórios de Qualidade do Ar Climatizado, Além do Futuro do R22 e Cadastro Técnico Federal.

 

Inovações

Conforme é amplamente divulgado, a Febrava tem como preocupação incentivar a busca por inovações. Para tanto, cobrirá este tema por meio de seis Ilhas (Cadeia do Frio, Aquecimento Solar, Formação Profissional Fatec, Meio Ambiente, Sala Limpa e Senai) e do Selo de Destaque Inovação.

Cadeia do Frio

Trata-se de um espaço organizado para a demonstração de equipamentos dentro das várias etapas da cadeia do frio. A ideia é mostrar a importância de se ter e manter uma cadeia do frio ampla e eficiente em cada etapa, e também proporcionar o encontro dos visitantes com uma ampla gama de fornecedores – de componentes a equipamentos finais.

Aquecimento Solar

O foco desta Ilha é mostrar as novidades em soluções, produtos, equipamentos, componentes e automação na área de aquecimento solar. Especialistas farão palestras sobre Treinamento para Instalações Hoteleiras; Qualisol-Certificação de Mão de Obra; OCP-Certificação de Produtos. Haverá também a exposição aplicada das marcas Mondialle, Ourofino, Ensolar-Crivo e Full Gauge.

 

Formação Profissional Fatec

Esta Ilha é baseada em quatro pilares. O primeiro deles é a exposição de uma carreta didática de refrigeração e climatização, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), que oferece capacitação profissional gratuita para os visitantes que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio.

O segundo é a demonstração das produções científicas desenvolvidas pelos alunos de cada curso na Fatec Itaquera. O terceiro pilar, o jogo do conhecimento sobre o setor de refrigeração e ar-condicionado aplicado, é uma atração interativa que faz os visitantes testarem seu conhecimento na área.

O quarto e último, um balcão de informações sobre cursos e vestibulares da Fatec Itaquera, auxilia o visitante a conhecer a Faculdade de Tecnologia, com a apresentação de informações sobre grade curricular, forma de ingresso, infraestrutura e laboratórios da instituição.

 

Meio Ambiente

O foco desta Ilha é apresentar tecnologias de recolhimento, reciclagem e regeneração dos fluidos refrigerantes e destinação correta de cilindros e outros insumos ligados ao setor. Serão mostradas as ferramentas necessárias para as boas práticas de manutenção e equipamentos com as novas tecnologias desse mercado.

Com o patrocínio do PNUD Brasil (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), a Ilha contará com a participação das empresas Bandeirantes Refrigeração, Ecosuporte, Mipal, Recigases e Trineva.

 

Sala Limpa

Voltada aos profissionais envolvidos em atividades diversas em hospitais, indústrias farmacêuticas, de alimentos, autopeças de última geração, aeroespacial, microeletrônica, entre outros, esta Ilha mostra todos os detalhes de uma sala limpa, ou seja, uma área contida na qual a concentração de partículas em suspensão no ar é controlada e classificada conforme as normas ISO.

Na Ilha também será mostrada a 3ª geração da SLI – Sala Limpa Itinerante da SBCC, que será inaugurada durante o evento.

 

Senai

O espaço oferecerá cursos itinerantes de refrigeração do segundo ao quarto dia do evento, tratando dos seguintes temas: superaquecimento-sistema de AC tipo split; componente do ciclo frigorífico comercial e superaquecimento-sistema de AC tipo split.

 

Selo Destaque Inovação Febrava

Com curadoria da Abrava, o Selo é uma forma de premiar expositores de todo segmento contribuindo para que as empresas mostrem novas soluções e produtos para os mais de 30 mil visitantes que passarão pelos estantes da feira.

Os produtos desta categoria serão facilmente identificados pelos visitantes, por meio de sinalização e comunicação especificas. Também haverá um painel em destaque na entrada da feira, reunindo todas as inovações apresentadas na planta da Febrava.

 

Rodada de Negócios

Promovida pelo Programa Abrava Exporta, em parceria com a Apex-Brasil, a Rodada de Negócios reúne compradores internacionais da América Latina, América Central, Caribe, México e Estados Unidos. Além da geração de negócios, os encontros empresariais visam estreitar o relacionamento para futuras operações comerciais.

Na última edição, em 2015, os resultados de negócios foram de US$ 5,5 milhões, com a participação de onze compradores internacionais e a realização de 132 reuniões de negócios.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

comentários

Adicionar comentário

Clique para comentar