Produção industrial do AM lidera alta do País, em março

O bom desempenho das linhas de eletroeletrônicos como televisores e aparelhos de ar condicionado foram responsáveis pelo aumento da produção nos primeiros três meses do ano em relação a igual período do ano passado.

 

Manaus – A indústria do Amazonas liderou o aumento da produção do País, em março, ao crescer 5,7%, resultado bem acima da média nacional, que retraiu 1,8%, de acordo com  pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice acumulado no primeiro trimestre cresceu 1,3% e reverteu a queda observada em igual intervalo de 2016, com expansão de sete das dez atividades, especialmente   equipamentos de informática, produtos eletrônicos e televisores, com alta de  31,8%.

O levantamento mostra melhora no médio prazo da atividade. No  acumulado nos últimos 12 meses, até março, a retração foi de 5,2%, mantendo a  redução na intensidade de queda iniciada em junho de 2016, que atingiu o pico de 18,2%, mostra o IBGE. Em janeiro, a produção cresceu 0,7% e, em fevereiro, caiu 2,5%. Na comparação com março de 2016, a produção do setor industrial do Amazonas encolheu 7,3%, após apontar quatro taxas positivas consecutivas nesse tipo de confronto.

O bom desempenho das linhas de eletroeletrônicos, como televisores  foi responsável pelo aumento da produção nos primeiros três meses do ano em relação a igual período do ano passado. Segundo o IBGE, também contribuíram positivamente os segmentos de aparelhos de ar-condicionado de paredes, de janelas, Split, ou para uso central e terminais comerciais de autoatendimento, (127,7%), além de  máquinas  e materiais elétricos (40,0%).

 

Fonte: Diário do Amazonas

Tags