Danfoss lança multiejetor de CO2 na Apas Show

Daniel Marcucci - Danfoss - Apas
Multinacional dinamarquesa exibe novas tecnologias para supermercados sustentáveis no maior evento mundial do setor

A Danfoss está apresentando diversas novidades para o varejo alimentar durante na Apas Show 2017, mostra do setor supermercadista que começou ontem (2/5) e prossegue até sexta-feira (5/5), no Expo Center Norte, em São Paulo.

Um dos principais destaques no estande da companhia dinamarquesa é o Ejector, um multiejetor controlado eletricamente e projetado especificamente para sistemas de CO2 transcríticos aplicados em clima quente.

Segundo o gerente de vendas da área de refrigeração comercial da subsidiária brasileira, Daniel Marcucci (foto), a inovação é a capaz de reduzir o consumo de energia enquanto controla a alta pressão típica das aplicações do gênero.

“A tecnologia também pode aproveitar o calor rejeitado pelos compressores no aquecimento de água. Assim, essa solução promove em torno de 20% de eficiência energética nas regiões de clima tropical”, salienta.

“O Ejector também elimina a necessidade de sistemas em cascata redundantes, tornando as aplicações transcríticas de CO2 mais eficientes do que os sistemas com HFC em qualquer clima”, acrescenta.

Multiejetor Ejector de CO2 Danfoss
Multiejetor torna as aplicações transcríticas de CO2 mais eficientes, informa a Danfoss

Outro lançamento é a unidade condensadora Optyma Trio, indicada para aplicações em minimercados de 250 m² a 1.000 m² e que pode ser utilizada em diversos sistemas de refrigeração, como câmaras frigoríficas, resfriadores de leite, máquinas de sorvete, balcões refrigerados, condicionadores de ar, adegas etc.

De acordo com a Danfoss, o equipamento é dotado de três compressores scrolls MLZ ou LLZ, para aplicação em média e baixa temperatura.

Outra novidade é Optyma Slim Pack, unidade condensadora desenvolvida para atender todas as necessidades em aplicações média e baixa pressão de retorno (MBP e LBP). O equipamento pode ser aplicado em minimercados, supermercados, restaurantes, adegas, resfriamento do leite, câmaras frias e freezers, entre outras instalações.

A multinacional informa que as unidades são fornecidas com compressores recíprocos e scroll altamente confiáveis, trocadores de calor com microcanal e todos os componentes necessários, que são pré-montados, integrados e testados em fábrica.

Além desses lançamentos, a Danfoss apresenta uma vasta gama de tecnologias que melhoram tanto a eficiência operacional quanto energética dos supermercados, como o sistema de gerenciamento AK-SM 880, o controlador MCX, a válvula de expansão eletrônica ETS Colibri e o conversor de frequência VLT, entre outros componentes.

Rack de Compressores com Dióxido de Carbono - CO2
Fabricantes de racks e componentes para refrigeração comercial exibem lançamentos na Apas Show 2017