Leonardo DiCaprio apoia adoção de novo fluido refrigerante

Leonardo DiCaprio
Substância liberada pela agência ambiental dos EUA tem menor potencial de aquecimento global e não destrói a camada de ozônio

O ator e ativista ambiental Leonardo DiCaprio tornou-se investidor e conselheiro da Bluon Energy, empresa que desenvolveu o R-458A, um refrigerante de menor impacto climático comercializado como Bluon TdX20.

A nova substância é uma mistura dos hidrofluorcarbonos (HFCs) R-32, R-125, R-134a, R-227ea e R-236fa projetada para substituir o hidroclorofluorcarbono (HCFC) R-22 e os HFCs R-404A e R-507A em equipamentos existentes

Listado no ano passado pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA, em inglês) como alternativa para uso no país, o Bluon TdX20 é um fluido atóxico e não inflamável.

Além disso, o novo fluido não destrói a camada de ozônio e tem um potencial de aquecimento global (GWP) de 1.650, valor ligeiramente mais baixo que o do R-22.

Além de DiCaprio, que também servirá como um consultor estratégico no conselho de administração da Bluon, outros investidores recém-anunciados incluem o desenvolvedor de tecnologia Bionatus LLC e Greg Ellis, da empreiteira Control Air Conditioning Corporation.

“Ter investidores e consultores de alto nível se juntando a nós em nosso crescimento é extremamente empolgante”, disse Peter Capuciati, fundador e presidente da Bluon Energy, no comunicado distribuído à imprensa.

Fluido Refrigerante Bluon TdX 20
Novo fluido reduz em até 25% o consumo de energia dos sistemas de climatização e refrigeração

“Temos também o prazer de dar as boas-vindas ao Leo à nossa equipe, pois os seus esforços para fazer a diferença na luta contra as mudanças climáticas e sensibilizar as potenciais soluções estão em sintonia com a nossa missão”, salientou.

Para o executivo, parcerias desse porte são fundamentais para ajudar empresas, proprietários de instalações e, finalmente, usuários domésticos a entender a enorme economia e os benefícios ambientais que podem alcançar com o novo fluido refrigerante.

Segundo a companhia, o Bluon TdX 20 reduz em até 25% o consumo de energia dos sistemas de climatização e refrigeração.

Vanguarda tecnológica

“A geração de eletricidade é um dos principais causadores das emissões de carbono e está contribuindo muito para a crescente crise climática do nosso planeta”, destacou Leonardo DiCaprio.

“Precisamos trabalhar em todos os setores para garantir o desenvolvimento de produtos energeticamente eficientes, que ajudam a reduzir as emissões. A Bluon está na vanguarda de abordar a eficiência energética na nossa infraestrutura existente de climatização, o que torna a sua abordagem uma parte imediata da solução”, avaliou.

Leonardo DiCaprio - Novo investidor da Bluon
Leonardo DiCaprio está investindo no ramo de fluidos refrigerantes

“Se pudermos aumentar a eficiência dos nossos sistemas de aquecimento, refrigeração e ar condicionado existentes, então vamos reduzir drasticamente o nível de emissões globais. Esta é uma tarefa fundamental, se quisermos enfrentar a causa subjacente da mudança climática”, continuou DiCaprio.

Além dos novos investidores, a indústria norte-americana anunciou que está se juntando à Rede de Oportunidades de Energia Nova (NEO), uma plataforma on-line colaborativa gerenciada pela Schneider Electric que conectará a Bluon com empresas comerciais e industriais que procuram soluções em eficiência energética e sustentabilidade.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

comentários

Adicionar comentário

Clique para comentar