Honeywell inicia produção de R-1234yf nos EUA

honeywell-solstice-r-1234yf
Companhia iniciou esta semana a produção comercial do refrigerante automotivo de baixo impacto climático na América do Norte

A Honeywell iniciou esta semana a produção comercial do refrigerante R-1234yf em sua nova fábrica em Geismar, Louisiana. Esta é maior planta mundial de produção da hidrofluorolefina (HFO), segundo informa a empresa.

A companhia destaca que local foi projetado para ajudar a atender à crescente demanda global para este fluido foi desenvolvido para substituir o HFC-134a em sistemas de ar condicionado de automóveis.

Comercializado como Solstice yf, o novo refrigerante também está sendo usado como um componente em muitas misturas de refrigerante transitórias e de longo prazo com baixo potencial de aquecimento global (GWP, em inglês).

“O Solstice yf é uma inovação que está ajudando a transição na indústria automobilística para tecnologias ambientalmente amigáveis sem sacrificar o desempenho”, disse Ken Gayer, vice-presidente e gerente geral divisão de produtos fluorados da Honeywell.

Investimentos no setor

Parte de um investimento de US$ 300 milhões no novo refrigerante anunciado em 2013, a nova fábrica estava originalmente prevista para operar totalmente no ano passado. Até agora, a única grande fonte de produção da Honeywell de R-1234yf foi de sua fábrica na China.

Construída em 1967 e localizada às margens do rio Mississipi, a 96 quilômetros a oeste de Nova Orleans, a fábrica de Geismar produz vários hidrofluorcarbonos (HFCs), incluindo R-125, R-134a e R-245fa.

No ano passado, a Chemours anunciou um investimento de US$ 230 milhões em sua própria instalação de R-1234yf, em Ingleside, no Texas. A inauguração da planta da concorrente está prevista para o terceiro trimestre do ano que vem, devendo triplicar sua capacidade de produção do refrigerante Opteon YF.