Arkema amplia portfólio de fluidos refrigerantes

Eric Schmitt - Alexandre Lopes - Arkema
Indústria química francesa introduz no mercado o R-1233zd, uma HFO que substitui o HCFC-141b no setor de expansão de espumas

A Arkema segue firme no desenvolvimento de novas soluções para a área de fluidos refrigerantes. Com quatro pontos de distribuição no Brasil, além de uma filling station em Rio Claro (SP) e uma blending station na Argentina, a companhia se destaca nos mercados nacional e regional pela excelência e diversificação de seus produtos.

“Somos líderes em diversos segmentos, como peróxidos orgânicos, polímeros técnicos, odorizantes de gás, resinas acrílicas para tintas etc.”, salienta o presidente da subsidiária brasileira, Eric Schmitt.

Na divisão de negócios de fluorquímicos, a Arkema é considerada um dos principais players do setor, sendo representada pela marca Forane.

Um dos produtos mais conhecidos deste portfólio é o Forane 427A (R-427A), uma mistura à base de hidrofluorcarbono (HFC) desenvolvida para substituir o hidroclorofluorcarbono (HCFC) R-22 em instalações de refrigeração e ar condicionado existentes.

Sede da Arkema
Multinacional investe 2,5% do seu faturamento em P&D

Segundo o executivo, a indústria química francesa também já está preparada para trabalhar com a quarta geração de fluidos refrigerantes.

“Em breve, teremos novidades no mercado brasileiro. Já iniciamos as vendas do R-1233zd, uma hidrofluorolefina (HFO) que substitui o R-141b como agente de expansão”, revela.

“O mercado brasileiro é de alta importância para o grupo e estamos focados em desenvolver o setor e apresentar produtos inovadores, pensando em performance e proteção ambiental”, acrescenta Schmitt, que começou sua carreira na multinacional há mais de 20 anos.

Atualmente, o grupo francês investe 2,5% do seu faturamento anual em pesquisa e desenvolvimento.

“Contamos com 1,7 mil pesquisadores e 13 centros de pesquisa espalhados pelo mundo”, enfatiza o gerente de fluorquímicos da filial brasileira, Alexandre Lopes.

“Por isso, estamos no ranking Thomson Reuters Top 100 de inovadores globais”, arremata o gestor.

Sólida experiência

Eric Schmitt - Arkema
Experiência internacional de Eric Schmitt fortalece operação brasileira da Arkema

Durante mais de duas décadas na Arkema, Eric Schmitt superou diversos desafios e aprendeu muitas lições sobre o mundo dos negócios envolvendo a química, o que lhe rendeu uma sólida experiência no segmento.

“Iniciei [minha carreira] como gerente de projetos internacionais, o que me proporcionou a absorção de conhecimentos específicos em países com as mais diversas características culturais, políticas e econômicas”, relata.

O executivo também liderou equipes de vendas como diretor comercial no Brasil nos anos 1990. “Após esta caminhada, fui gerente de linhas de produtos globais e também presidente da Arkema na Argentina e no México”, informa.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

comentários

1 comentário

Clique para comentar

  • Muito bom, meus parabéns!

    Contente com a evolução dos negócios de Fluorochemicals no Brasil pela Arkema Brasil.