Carel fornece tecnologias para uso de CO2 em supermercados

carel-co2-finlandia
Empresa italiana relata intenso período de atividade no norte da Europa, em função da eliminação do HFC-404A

A Carel esteve envolvida diretamente no fornecimento de tecnologias para novos sistemas frigoríficos com dióxido de carbono (R-744) instalados na Finlândia e na Islândia nas últimas semanas, segundo o site britânico Cooling Post.

Na Islândia, a Carel Nordic ajudou a desenvolver o primeiro supermercado do país totalmente com CO2. Entre as soluções da indústria italiana, foram incluídos na instalação os sistemas de controle pRack300T e MPXPro, detectores de vazamento e o supervisório PlantVisorPRO.

Todos esses produtos foram aplicados em três racks de compressores, 11 câmaras frias (duas de baixa temperatura) e 22 expositores frigoríficos de média e baixa temperatura.

Na Finlândia, a subsidiária da Carel atuou na instalação frigorífica do supermercado S-market Tikkula. O trabalho consistiu na substituição do antigo sistema de refrigeração com o hidrofluorcarbono (HFC) R-404A por um novo sistema operando com R-744.

Todos os expositores e câmaras frias foram substituídos ou reconstruídos para usar o fluido refrigerante natural. No total, a instalação possui 19 evaporadores de câmaras frias e 55 evaporadores de balcões e expositores de baixa e média temperatura. Tudo é gerenciado pelo sistema de controle MPXPro.

“Este tem sido um período muito intenso no norte da Europa, pois as novas regras internacionais estão levando à substituição de refrigerantes antigos”, comentou Michael Aarup, gerente de vendas técnicas da Carel Nordic.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

comentários

Adicionar comentário

Clique para comentar