Revista do Frio: duas décadas de sucesso

O periódico informa mensalmente tudo o que acontece no Brasil e no mundo nas áreas de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento. É um autêntico termômetro destes setores que vêm crescendo a cada ano, num país de clima tropical e dimensões continentais, onde equipamentos e produtos relacionados ao fator temperatura assumem importância vital ao sucesso de vários negócios.

A Revista – ao lançar um produto editorial em pleno Plano Collor, num momento de total insegurança na economia nacional, o casal Oswaldo e Mary Moreira já dava claros sinais do espírito lutador, corajoso e inovador que nortearia aquela nova empreitada.

“Durante esse período atravessamos vários momentos difíceis, mas o Oswaldo sempre dizia: não fale em crise, mas sim em trabalho”, relata dona Mary, como é carinhosamente chamada por todos.

Hoje, vendo o sucesso alcançado pela iniciativa corajosa tomada vinte anos atrás, ela vive diariamente a realização de um grande sonho, que começou a ser alimentado em 1957, quando ainda trabalhava no Rio de Janeiro como secretária na Revista da Refrigeração.

O primeiro grande passo nessa direção foi dado alguns anos depois, quando montou junto com seu marido um escritório em São Paulo para representar nacionalmente a publicação carioca.

A estratégia logo se mostrou bem-sucedida, pois com essa mudança — e as inúmeras viagens de Oswaldo pelos confins do País — foi possível ao casal sentir melhor o mercado de refrigeração, bem como a força do veículo que tinham nas mãos.

Nem mesmo o controverso pacote econômico que marcaria o início dos anos 1990 os desanimou a levar adiante um ambicioso projeto. “O diretor da Revista da Refrigeração decidiu parar. Foi um choque, mas resolvemos registrar de imediato o nome Revista do Frio e contamos com a confiança dos nossos clientes, que optaram por apostar em nós e seguir anunciando essa nova publicação”, relembra Mary, ao destacar que mantém até hoje muitos daqueles parceiros comerciais do início.

Para ela, o sucesso consolidado de toda essa história, que se confunde com a dos próprios fundadores da Revista, deve-se à solidez de uma equipe, que em sua maioria é composta por profissionais que estão na Mary Editora desde o início de sua jornada. “Com o nosso empenho e muita luta, conquistamos uma credibilidade muito forte no mercado”, enfatiza.

Um dos momentos mais marcantes dessa trajetória, segundo ela, foi quando decidiu passar o comando da editora para a filha e os netos, em 2002. Desde 1996, com o falecimento do marido, Mary Moreira vinha dirigindo a Revista praticamente sozinha. Ela não esconde a emoção ao relembrar aquele momento. “Para mim foi duro, porque eles eram muito jovens, as senti que seria a hora de chamá-los e dividir a responsabilidade”, revela. “Me aposentei, mas não me decepcionei, pois seguimos no caminho certo”, completa.

DEPOIMENTOS

Durante esses 20 anos, muitos nomes marcantes do ramo têm feito parte da história da Revista do Frio, e contam um pouco dessa relação:

“A Revista do Frio é um exemplo de profissionalismo e competência. Sua história se funde com a do crescimento do HVAC-R. Informando com seriedade, apontando tendências, proporcionando questionamentos importantes, é muito mais do que um veículo de comunicação. É um importante formador de opinião, com um papel ativo no amadurecimento deste mercado. Parabéns a toda a equipe pelo excelente trabalho em todos estes anos.” – (Antônio Cláudio Montiani Palma – Mipal)

“Logo na sua arrancada, a Revista do Frio já saiu vitoriosa, pois foi fundada pelo Oswaldo Moreira, uma pessoa muito querida e respeitada no meio. Inclusive, foi pelas mãos dele que fizemos nosso primeiro anúncio na Revista da Refrigeração. A dona Mary conseguiu impor o ritmo dela, norteada pelos princípios do Sr. Oswaldo, e a Revista prosseguiu evoluindo e atingindo com força o mercado de ar condicionado e refrigeração” – (Antonio Gobbi – Full Gauge)

“No início da Revista, contribuí muito vendendo assinaturas quando trabalhava como vendedor na Conde. Minha amizade com o Oswaldo e a Mary sempre foi muito forte, desde os tempos do Fusfrio, quando lotávamos o ginásio do Pacaembu nos campeonatos de futebol de salão entre as empresas do setor. A Revista sempre foi memorável e cumpre até hoje um importante papel” – (Ari Vaz de Lima)

“Estou no mercado há 45 anos e vi a Revista do Frio nascer. Hoje está consolidada no setor e tenho um respeito muito grande por ela. Tanto é que estamos sempre participando das suas edições. Mesmo com a chegada de novos veículos, não perdeu sua importância” – (Arlindo Pereira – Trineva)

“Acompanho a Revista há mais de 30 anos. Ela atende a um público bem amplo e está presente em todas as empresas que sejam do ramo. Lembro até hoje da vontade de trabalhar do Oswaldo Moreira. Ele conseguiu unir todos os homens do frio. Viajava para todos os lados. Era um aventureiro total” – (Albrecht Adolf Dietz – Apema)

“A Revista é importantíssima no ramo, sendo a única que atinge em cheio o comércio e o mecânico, com linguagem e apresentação fáceis de ser entendidas” – (Expedito Garcia – Refrigeração Marechal)

“É uma revista importante e indispensável para o mercado. Tanto a dona Mary, quanto seus netos, continuam fazendo o trabalho do Oswaldo Moreira da mesma forma. Se hoje a Polipex trabalha no ramo da refrigeração, devemos muito ao Oswaldo, pois éramos apenas da construção civil e ele nos incentivou a entrar neste setor” – (John Johannes Van Mullem – Polipex)

“A Revista do Frio é mais do que uma parceira, é nossa fonte de informação e atualização. Já passou por diversos transtornos na economia e transformou o setor numa família, um reflexo de seus colaboradores, que também o são” – (José Barreto, diretor da Água e Ar Comércio e Serviços – grupo NBarreto)

“Acompanho a Revista praticamente desde o início. Posso dizer que ela cumpre um papel importante na sociedade e está sempre apresentando novidades a todo o território nacional” – (Manoel Carlos dos Santos – Climoar)

“A Revista do Frio sempre foi bem-sucedida, pois atua com mais agressividade, procurando clientes em qualquer ramo do HVAC-R, seja revenda ou fabricante. Só temos que dar os parabéns a toda a sua equipe” – (Mario Lantery – Lantery)

“Sempre acompanhei a Revista, desde quando era Revista da Refrigeração. É uma fonte de informação importante para quem circula no HVAC-R, trazendo as novidades e tendências de mercado. É um norteador de muitas decisões para várias empresas” – (Pedro Evangelinos – RAC Brasil)

“Eu fui um dos fundadores, colaborando com o Oswaldo Moreira. Pode-se dizer que a Revista do Frio é um legado dele para o setor” – (Roberto José Frey – TBF Metalurgia)

“Estou há 20 anos acompanhando esse sucesso. Algo raro no mercado e que espero que dure, pelo menos, mais 20 anos” – (Samuel Kohn – Ambient Air)

“A Revista do Frio é fundamental para o setor e já faz parte do dia a dia da refrigeração, não só pelo seu conteúdo, mas por todo o seu histórico. Ela tem se modernizado e evoluído com o passar do tempo. É de fácil leitura e entendimento para todos os níveis culturais” – (Sérgio Dias – Bandeirantes)

“É uma forma de divulgação e união do segmento, que pode acompanhar as tendências tecnológicas. A Revista se profissionalizou bastante, evoluindo no sentido de divulgação técnica” – (Wilson Cará – Brascooper)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

comentários